31/03/2021

Trânsito de Engenheiro Coelho passa por série de mudanças

Objetivo das adequações é resolver queixas da população e comerciantes da região central

Da redação

O trânsito de Engenheiro Coelho passa por uma série de mudanças desde a última quinta-feira (25). O objetivo das adequações é resolver queixas da população e comerciantes da região central, que vinham enfrentando problemas nos últimos meses. Entre as dificuldades relatadas, está a falta de vagas para estacionar no centro, o que influencia nas vendas do comércio local.

As mudanças no trânsito do município vão exigir ainda mais a atenção dos motoristas. Toda a restruturação do trânsito foi divida em quatro etapas. Entre elas a retirada dos tachões; um projeto executivo, que vai contemplar todo o desenho viário da cidade, incluindo a rotatória na entrada da cidade pela Rodovia Prof. Zeferino Vaz, SP 332; troca de placas de sinalização; repintura da sinalização de solo; estudos para implantação de lombadas e faixas de pedestre elevadas e a recomposição do solo em alguns locais.

A retirada dos tachões faz parte de uma reestruturação viária, prometida pelo prefeito, Zeedivaldo Miranda (PSB), ainda em campanha. Outra medida realizada, foi a programação dos dois semáforos para o amarelo piscante.

“Foi necessário elaborar um projeto executivo, embasado pelas leis de trânsito e no Código Brasileiro de Trânsito (CTB), para que houvesse o início da reestruturação”, informa o secretário da pasta, Ezequiel da Silva.

Para que as alterações fossem feitas de forma adequada, foram feitos diversos estudos, entre levantamento em campo, estudos de avaliação de impacto, estatística e contagem dos veículos que transitam por essas vias. Com os resultados desses estudos, foi possível embasar de forma técnica a decisão de alterar o trânsito.

“Quando se fala em sistema viário da cidade, tem que se levar em conta que não é só desligar semáforo, remover os tachões, ou remover a ciclo faixa. Existe todo um trabalho de mobilidade e acessibilidade urbana que hoje está previsto em legislação federal. E, nós, não podemos ferir a Legislação Federal com relação a esse tipo de acessibilidade e mobilidade urbana”, ressalta o secretário.

Caso o município descumpra esses princípios previstos em lei, pode incorrer em crime federal e deixar de receber recursos e repasses destinados para esse fim.

Todo o trabalho está sendo executado com o apoio das equipes do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) e, também, das equipes da Defesa Civil.

____

Foto: Prefeitura de Engenheiro Coelho

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.