17/09/2019

Três alunas de Engenheiro Coelho são classificadas no projeto EPTV na Escola

Esse ano o tema da redação foi “Quando a Mentira Parece Verdade” e debateu principalmente as Fake News

Da Redação

O Projeto “EPTV na Escola” é um concurso de redação promovido entre todos os alunos do último ano do ensino fundamental das cidades de cobertura geográfica da emissora de Campinas (SP). Nesta segunda-feira (16) foi divulgada a lista dos semifinalistas, em que três alunas de Engenheiro Coelho foram classificadas para a próxima fase. Esse ano o tema da redação foi “Quando a Mentira Parece Verdade” e debateu principalmente as Fake News.

Na segunda etapa do concurso, a EPTV informou que formará uma nova comissão mista (externa e interna) que fará a escolha dos dez melhores trabalhos da região. Esta comissão julgadora é formada por pessoas da área educacional e profissionais que, em sua área de atuação, se relacionam com o tema. Eles escolherão dentre os semifinalistas os 10 vencedores.

“O tema desse ano “Fake News: quando a mentira parece verdade”, faz com que nossos alunos parem para pensar um pouco mais no que as mentiras contadas podem trazer consequências na vida de uma pessoa. Em nossas escolas, tanto municipal como estadual, os professores estiveram trabalhando em sala de aula amplamente o assunto, debatendo com os alunos e trazendo tópicos interessantes nestes bate-papos. Nós da Secretaria Municipal de Educação estamos muito felizes com o resultados e temos que parabenizar todos os estudantes que participaram do concurso, bem como os professores, coordenadores e diretores que estiveram envolvidos na divulgação e incentivo aos alunos. Agora é esperar o resultado final no dia 23 de outubro e torcer para nossas alunas estarem entre as finalistas”, comemora Cleide Franco, Secretária de Educação.

A divulgação com os nomes dos 10 finalistas será realizada nos telejornais na segunda-feira (23). Também estará disponível no site da EPTV. Os alunos finalistas farão uma reportagem na sua cidade com uma equipe da EPTV. Os 10 finalistas também permanecerão um dia em Campinas para a comemoração e solenidade de entrega de prêmios.

Confira quem são as semifinalistas do município coelhense:

Aluno: Heloisa Isabel Bernardi
Escola: E.E. Antônio Alves Cavalheiro
Professor: Patricia Ap. Millares Caetano
Título da Redação: Liberdade de expressão sem prejudicar ninguém

Aluno: Maria Vitória dos Santos
Escola: E.E. Antônio Alves Cavalheiro
Professor: Patrícia Ap. Millares Caetano
Título da Redação: Os perigos das Fake News

Aluno: Tayara Hansen Guetti
Escola: E.E. Antônio Alves Cavalheiro
Professor: Patricia Ap. Millares Caetano
Título da Redação: Fake News: Cuidado com essas mentiras

EPTV na Escola 2019

Durante três meses em Campinas e São Carlos, quatro em Ribeirão Preto e dois meses em Varginha, diariamente, 30 alunos conheceram as instalações das emissoras. Objetivo do projeto é promover a interatividade entre os alunos e escolas, com um veículo de comunicação. Conhecendo o processo de produção de um telejornal como recurso educacional. O projeto também prevê proporcionar aos alunos, através do tema: “Quando a mentira parece a verdade”, uma reflexão sobre o que são “Fake News”, por quem e com que propósito são “produzidas”, e como sua disseminação acontece.

Campinas
49 municípios participaram do projeto
31.249 alunos fizeram as redações
1.925 visitam a EPTV
100% de adesão ao projeto

Como funciona?

Foi feito um concurso de redação entre todos os alunos do último ano do ensino fundamental, das cidades de cobertura geográfica da EPTV. Os 30 estudantes classificados de cada cidade, ganharam um dia de passeio em Campinas (SP), com direito de visita à EPTV e a um Shopping da cidade. No final, foram escolhidos os dez melhores trabalhos da região, onde os autores ganharão prêmios e produzirão uma série de reportagens baseadas no texto das redações finalistas, que será exibida no telejornal da EPTV.

A Secretaria Municipal de Educação e/ou a Diretoria Regional de Ensino de cada município foram as responsáveis por aderir ou não ao projeto. Participaram todos os alunos do último ano do ensino fundamental das escolas da rede municipal, estadual, particular, do SESI e EJA – Educação de Jovem e Adulto.

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