31/03/2020

“Vamos continuar a respeitar o decreto estadual em manter comércios fechados”, afirma Pedro Franco

Declaração do líder do Executivo Municipal ocorreu durante publicação de vídeo no perfil de rede social da Prefeitura

Da redação

O prefeito de Engenheiro Coelho, Pedro Franco (MDB), publicou recentemente no perfil da Prefeitura pelo Facebook, um vídeo em que se diz contrário a abertura dos estabelecimentos comerciais do município por decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19). A aglomeração nos locais poderia culminar em pessoas infectadas, fazendo com que o vírus se alastrasse na cidade. O líder do Executivo Municipal pediu na ocasião da postagem a colaboração da população para conter o avanço do vírus e indicou algumas estratégias que podem ser usadas pelos comerciantes nesse momento de crise do setor comercial.

Durante o pronunciamento realizado através do vídeo, Franco fez uma observação sobre o como o Covid-19 vem se espalhando por alguns países do mundo, usando como exemplo Milão, na Itália.

“Eu estava vendo uma matéria onde eu o presidente de Milão (Giuseppe Sala), na Itália, pedia desculpas para a população. Quando começou a circular algumas notícias na Itália sobre o vírus [Covid-19], ele menosprezou o vírus e compartilhou a campanha ‘Milão não para’. Hoje estamos vendo mais de 7 mil casos de mortes na Itália. Pessoas não tendo um hospital para ir e não conseguindo enterrem os mortos. Eu não quero isso para a minha cidade ou para o nosso país. Quero estar aqui para ajudar a orientar, e não no futuro vir pedir desculpa por alguma por agir de forma inconsequente”, citou.

Pedro Franco também utilizou o momento da publicação para dizer que esse momento de crise não deve ser encarado com politicagem, mas deve ser enfrentado com união.

“Estou vendo muitas pessoas criticando o presidente [Jair Bolsonaro] e o governador [João Doria], outros elogiando. Só que tem ocorrido isso por politicagem, não vamos pensar em política nesse momento. O momento é de pensarmos em união e soluções para combatermos o vírus, [maneiras] de não quebrar o comércio e sairmos dessa situação o mais rápido possível”, disse.

O prefeito também citou a questão do fechamento dos estabelecimentos comerciais no município coelhense. Franco se diz contrário a abertura total dos estabelecimentos, afirmando que os atendimentos aos clientes devem ocorrer de forma estratégica e relatou que irá respeitar o decreto estadual de fechamentos do comércio no município.

“Tenho recebido mensagens e telefonemas, com pessoas sem saberem o que fazer, com contas para pagar e uma série de preocupações. Mas quero dizer, vamos continuar a respeitar o decreto estadual em manter os comércios fechados até o dia 7 de abril. Estamos traçando estratégias para ver se conseguimos retomar o comércio de forma ordenada e segura com os procedimentos corretor segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). Estou empenhado em fazer o melhor para a cidade, para comerciantes e demais população”, afirmou.

Pedro Franco chegou a citar medidas que podem ajudar os comerciantes da cidade nesse período de crise. Uma das estratégias é o oferecimento de financiamento para pequenas, médias e grandes empresas.

“Vamos disponibilizar um canal pelo Facebook da Prefeitura, o Banco do Povo que temos em nossa cidade, onde com o convênio do Governo do Estado, liberamos alguns financiamentos para empresas de pequeno, médio e grande porte. Sei que essa não é a solução, mas é um pouco do que podemos fazer para tentar ajudar os comerciantes da cidade. Peço aos comerciantes que, em qualquer problema, procure por alguém da nossa equipe que iremos tentar uma solução em conjunto”, declarou.

O líder do Executivo coelhense também observou os movimentos pró- abertura de comércios nos municípios e estados do Brasil através de carreatas e considerou que essa não é uma ação que beneficiará o país nesse período de crise.

“Tenho visto cidades fazendo carreatas para a abertura dos comércios. Não façam isso, tentem entrar em contato com os prefeitos e dialogarem de forma harmoniosa e que possa ajudar a todos. Esse não é o caminho para sairmos do problema. O problema financeiro vai ocorrer”.

Pedro Franco também afirmou que as unidades de saúde de Engenheiro Coelho não possuem respitadores para a tender a população em caso de emergência e analisou que o isolamento social e o fechamento de empresas são formas de evitar a disseminação do vírus na cidade.

“Nossa cidade é pequena, e infelizmente, não possui nenhum respirador se quer. Temos como referência a Santa Casa de Limeira. Imagine se essa pandemia chegar até aqui, o que eu faço? A única solução é nos isolarmos e ficarmos em casa. As empresas daqui não tiveram a determinação de fechar, mas tiveram de cuidar de quem irá trabalhar, com higienização respeitando a distância de uma pessoa para outra, então temos mantido isso”, pontuou.

Na ocasião da publicação, Franco aproveitou para agradecer o empenho do setor de saúde e seus colaboradores, assim como à população que vem colaborando em meio à crise.

“Quero agradecer à população de Engenheiro Coelho, que atendeu as recomendações de procurarem as unidades de saúde em momentos de real necessidade, reduzindo assim os atendimentos. Agradeço a toda a equipe da saúde, que está empenhada e realizando um ótimo trabalho”.

Até o momento, existem dois casos suspeitos, ou notificados, para o Covid-19 em Engenheiro Coelho. Até o momento, não houve nenhuma confirmação de infectados pelo vírus no município.

……………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.