14/03/2018

Vereador pede que concessionária cuide de vicinal em Engenheiro Coelho

Segundo o parlamentar, Rota das Bandeiras já cuida de outras vicinais

Michael Harteman

O vereador Mario Aparecido Barbosa de Oliveira (PDT) protocolou um ofício pedindo melhorias na vicinal Walter Borger. O documento, enviado para a deputada estadual Célia Leão (PSDB), pede que a concessionária Rota das Bandeiras cuide da via.

Mario Aparecido (PDT) lembra que estudantes do Centro Universitário Adventista do Estado de São Paulo (Unasp) campus Engenheiro Coelho que vem das cidades vizinhas de Artur Nogueira (SP) e Cosmópolis (SP) precisam pagar pedágio. “Acho injusto, essa vicinal liga vários condomínios e também é usada pelos estudantes, que precisam pagar pedágio para entrarem na via”, exclama o parlamentar.

Segundo Mario, a concessionária Rota das Bandeiras já administra outras vicinais no Estado de São Paulo. “Eles já cuidam de uma via que liga Limeira (SP) a Artur Nogueira (SP). Por esse motivo estamos pedindo que eles cuidem dessa também, já que para acessá-la é preciso pagar pedágio”.

Além do Unasp, a vicinal dá acesso aos condomínios Jacarandá, Lagoa Bonita, Portal do Lago, Recanto dos Pássaros, Lagoa Azul, além de alguns loteamentos.

Reclamação dos moradores

A vicinal liga diversos condomínios e é o único acesso para quem estuda e trabalha no Unasp. Conforme reportagens recentes do Portal Coelhense, o local apresenta diversas áreas com buracos, má sinalização, asfalto frágil e falta de iluminação. Em dezembro de 2017, diversos moradores e estudantes da região reclamaram da via.

A situação caótica da vicinal chamou a atenção de um dos alunos de Engenharia Civil do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp). Thiago Andrade de Lima realizou pesquisas sobre a estrada para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). De acordo com o estudante, após um simples levantamento visual, constatou-se que boa parte da estrada necessita de reconstrução, “no sentido de toda a parte estrutural”, explica Lima.

O projeto de TCC, que é um levantamento normativo do estado da estrada, apresenta laudos e evidências de que esta é a opção mais adequada para terminar com o problema da vicinal. Lima explica que “é muito mais que apenas a primeira camada, que é o asfalto que vemos”. Ainda segundo o estudante, uma fonte anônima de dentro da Prefeitura explicou que não há a camada que tem função estrutural. “Ou seja, apenas jogaram o asfalto em cima da terra, o que é errado e não amparado pela norma”, enfatiza Lima.

Leia mais

Moradores de Engenheiro Coelho reclamam de iluminação pública

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.