01/05/2024

Vereadora de Engenheiro Coelho solicita esclarecimentos sobre falta de água no bairro Universitário

Problema de abastecimento é antigo e já motivou mobilização de moradores e cobranças anteriores à gestão pública

Da redação

Na última sexta-feira (26), a vereadora de Engenheiro Coelho, Flávia Guimarães (PRTB), solicitou ao Executivo informações sobre as medidas tomadas pelo Serviço de Água e Esgoto de Engenheiro Coelho (SAEEC), quanto a falta de água no Bairro Universitário. No documento de requerimento, a parlamentar pontuou, como justificativa para a solicitação, os diversos questionamentos vindos de moradores do bairro.

Dentre as questões pontuadas, ela abordou se existe um plano de ação por parte da SAEEC para solucionar a falta de abastecimento do local, quais foram as ações já adotadas pelo órgão e se existem previsões para a resolução do problema.

Beatriz Melo, de 23 anos, é estudante do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), e moradora do bairro Universitário há 3 anos. Quando questionada sobre a frequência com que o bairro costuma ficar sem abastecimento, ela afirma que a média é de duas vezes por semana. “Geralmente, a água acaba à tarde ou à noite. De dia, sempre tem um pouquinho e, às vezes, acontece também de passar o dia inteiro sem água, mas é mais tarde e à noite, então duas vezes por semana.”

Beatriz afirma que os moradores não recebem qualquer assistência emergencial durante os períodos em que falta água, e que, em vez disso, compartilham informações entre si. Ela conta que os moradores têm um grupo da vizinhança no WhatsApp específico para avisar uns aos outros quando falta abastecimento, onde também recebem alertas dos profissionais de saneamento do bairro.

Estes alertas são avisos dos locais onde há falta de água e também explicações dos motivos para a pausa, que quase nunca são solucionados de imediato. “A gente tem algumas pessoas que cuidam dessa questão da água e falam ‘Aconteceu algum problema na bomba, um cano quebrou’, sabe?”, explica. “Mas não é dizer que ‘faltou água e vamos dar um jeito’. É ‘faltou água e vamos tentar resolver o mais rápido que a gente pode, mas se virem’”.

Doação do sistema de água

A Prefeitura Municipal tramita junto a Associação de Moradores a doação do sistema de água do bairro Universitário. Consultamos a assessoria de comunicação Prefeitura sobre a situação da tramitação, mas não obtivemos resposta até a publicação desta matéria.

…………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.