10/10/2017

Engenheiro Coelho recebe nota D em classificação turística

Apesar da classificação baixa, município coelhense segue investindo no setor segundo Poder Executivo

Da redação

O governo federal divulgou neste mês de outubro o novo Mapa do Turismo Brasileiro, e Engenheiro Coelho recebeu a classificação D no documento.  As categorias, que vão da letra A até a E, levam em conta o número hotéis, a quantidade de empregos gerados e o número de turistas nacionais e estrangeiros recebidos por ano nos municípios. Os dados usados para o mapeamento foram retirados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A classificação D, que o município coelhense alcançou, significa que a cidade não recebe grande número de visitantes, mas é importante para o turismo regional por proporcionar mão de obra aos municípios vizinhos e opções alternativas de hospedagem, compras e passeios. Segundo o ministério, as localidades com essa classificação precisam fazer maiores investimentos na geração de empregos do setor e aumentar as vagas de hotéis e pousadas, entre outras coisas.

De acordo com a pesquisa – que foi criada para administrar verbas públicas -, treze dos 37 municípios das regiões de Campinas (SP) e Piracicaba (SP) inscritos no Mapa do Turismo Brasileiro foram classificados nas categorias D e E no levantamento divulgado.

Juntamente com o município coelhense, foram classificadas as cidades de Artur Nogueira (SP), Cordeirópolis (SP), Espírito Santo do Pinhal (SP), Estiva Gerbi (SP), Lindoia (SP), Louveira (SP), Morungaba (SP), Pedra Bela (SP), Pedreira (SP), Pinhalzinho (SP) e Santo Antônio de Posse (SP). Atualmente, Engenheiro Coelho faz parte da rota “Trilhos e Trilhas da Baixamogiana”.

Engenheiro Coelho turístico

Apesar da classificação baixa apresentada na pesquisa federal, em julho deste ano, a prefeitura de Engenheiro Coelho anunciou que a cidade ainda pretende se tornar um Município de Interesse Turístico (MIT). Para conseguir esse título, uma série de exigências devem ser cumpridas, como consta na lei 1261/2015, do estado de São Paulo. Um dos pontos a serem observados é a criação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Pedro Soares, assessor da prefeitura, explica que o Projeto de Lei Complementar visa ajudar famílias que se beneficiam do turismo em Engenheiro Coelho. “Nós temos na cidade diversos pontos que atraem turistas, como o Unasp, Cevisa e o pesqueiro. Diversas pessoas podem ser ajudadas com o Comtur”, afirma Soares.

O assessor ainda explica que, embora seja um pré-requisito, a criação do conselho ocorrerá mesmo sem a cidade receber o título de MIT. “Estamos em um momento de crise, e o setor de turismo tem sido uma alavanca forte na geração de emprego e renda, por isso, esse conselho será de fundamental importância para as tomadas de decisão sobre a área de turismo da cidade”, pontua.

A prefeitura pretende, após a votação do projeto, chamar a população que é envolvida em algum setor do turismo a participar de reuniões, para que a comissão seja estabelecida. A ideia é que esse comitê tenha voz ativa nos caminhos a serem tomados no turismo local.

Entenda o MIT

Ligado a esse assunto, Engenheiro Coelho tem se preparado, desde o início deste ano, para receber o selo de Município de Interesse Turístico (MIT). De acordo com a Agência Brasileira de Engenharia Turística (Abet), para um município concorrer ao título de MIT é necessário cumprir alguns requisitos:

  • Ter potencial turístico;
  • Oferecer serviços médicos de emergência para população e turistas;
  • Oferecer hospedagem no local ou na região;
  • Ter boa quantidade de bares, restaurantes, lanchonetes, entre outros;
  • Disponibilizar serviço de informações turísticas, com um site;
  • Serviço de coleta de resíduo sólidos que atenda população e turistas;
  • Água potável para atender população e fluxo turístico;
  • Atrativos turísticos de expressividade;
  • Conselho Municipal de Turismo;
  • Plano Diretor de Turismo.

Todos os requisitos para receber o título de MIT são previstos na lei complementar 1.261, de 29 de abril de 2015.

Leia mais: 

Engenheiro Coelho deve receber fábrica de cerveja artesanal

Governo integra Engenheiro Coelho a nova região turística de São Paulo

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.